Amorim e Belmiro no <i>top</i> dos mais ricos

A lista das maiores fortunas do planeta, elaborada anualmente pela revista Forbes, indica-nos que o número de milionários aumentou de 793 na classificação de 2009, para 1011 este ano, distribuídos por 55 países.
No topo estão os Estados Unidos com 403 colossais fortunas, superiores a mil milhões de dólares, seguidos pela China (64) e pela Rússia (62), que é também o país da Europa com mais ricalhaços.
Individualmente a lista é encabeçada pelo mexicano Carlos Sim (53,5 mil milhões de dólares), que destronou Bil Gates por uma diferença negligenciável de 500 milhões de dólares.
Na Europa, o homem mais rico é o francês Bernard Arnault (27,5 mil milhões de dólares), proprietário das marcas Louis Vuitton e Moet & Chandon, entre outros.
Por cá, as maiores fortunas continuam nas mãos do empresário da cortiça Américo Amorim (212.º lugar na lista com 4 mil milhões de dólares) e de Belmiro de Azevedo (655.º lugar com 1,5 mil milhões de dólares).
Alguns observadores explicam que este crescimento das grandes fortunas em pleno período de crise, e após o recente cataclismo dos mercados financeiros, se deve em grande parte às injecções maciças de capital por parte dos estados. E embora o capital se tenha salvo, isso não indica que as economias estejam a sair da crise.


Mais artigos de: Aconteceu

Jean Ferrat, o último dos moicanos

Jean Ferrat, o último de uma plêiade de músicos politicamente empenhados, nome maior da chanson francesa, ao lado de Jacques Brel, Leo Ferré ou Georges Brassens, morreu neste sábado, 13, com 79 anos, em Antraigues, no Sul de França, onde vivia desde 1973.Compositor e intérprete de mais de 200 canções, crítico do...

Lucros da bolsa continuam isentos

O ministro das Finanças afirmou, no sábado 13, que a tributação dos ganhos mobiliários só será equacionada quando existirem «sinais claros» de estabilidade nos mercados financeiros.Apesar de a medida estar consignada no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), Teixeira dos Santos fez questão de esclarecer que este...

«Catástrofe» no cinema português

Um grupo de produtores e realizadores portugueses lançaram, dia 11, uma petição pública apelando a uma «intervenção de emergência» face à situação de «catástrofe» que se vive no cinema português.O documento, intitulado «Manifesto pelo cinema português», é assinado por realizadores como Manoel de Oliveira, João Salaviza,...

Portugal anda para trás

O fosso da riqueza produzida em Portugal relativamente aos 15 países mais ricos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) não só se manteve superior a 40 por cento como se agravou em comparação com os dados de há 20 anos.De acordo com o relatório anual da organização, divulgado na semana...